builderall

Hi, there! Hoje vamos dedicar o nosso post para a nossa querida Andrea Hodges Ferraz. Ela é nada menos que a idealizadora da Speak One College, uma das pessoas mais queridas que conheço e uma profissional e tanto. Bora conhecer um pouco mais sobre ela e a nossa English House?



A Andrea, carinhosamente apelidada de Mama Bear, nasceu numa pequena cidade costeira chamada Bournemouth na Inglaterra. Olhando diretamente para o Canal da Mancha (ou English Channel), a pequena Andrea veio como uma wrecking ball nesse mundo! Fun Fact: Bournemouth também é a cidade onde J.R.R Tolkien passou o resto da sua vida (a Andrea era um bebezinho) e onde a maravilhosa Dra. Jane Goodall cresceu. Ela porém não conheceu nenhum dos dois pesoalmente e foi criada no País de Gales (um pequeno país Céltico do Reino Unido) e no Brasil. Com os pais sendo missionários, sua vida foi quase como uma partida d ping pong, um pouco lá e um pouco aqui. Durante a infância e parte da adolescência dividiu seu tempo entre a Inglaterra, o País de Gales e o Brasil. Ela passou parte da sua infância com a família numa pequena cidade no norte paranaense chamada Santo Antonio Da Platina onde aprendeu o Português brincando com a criançada na rua. Ela lembra entre risos de ser chamada de gringa e ser a celebridade do bairro justamente por ser de fora. Quando completou dez anos de idade, foi com o irmão caçula para São Paulo para receber uma educação britânica no St. Paul's School (que chique ela - mas na real era o que os pais dela queriam). Foi um tempo difícil pois a saudade dos pais apertava no peito.


No Brasil, e muitos anos depois, conheceu o Joelson (nosso querido Jojô) com quem casou e deu um boost no seu português (tão bem dado que ela praticamente não tem sotaque e às vezes usa umas palavras bem chiques). Ela tem três filhos já adultos, Tábitha, Leana e Steven, um netinho muito fofo chamado Noah e mais um a caminho. "Eu não vejo a hora por essa nova fase de ser vovó" ela diz com um brilhinho nos olhos.



Sua carreira na educaçãao começou aos 15 anos de idade quando lecionava crianças. Ela gostou tanto da experiência que foi estudar para ser teacher em tempo integral. Fez o A'Levels (Advanced Level qualifications, uma qualificação britânica para quem é maior de 16 anos e em seguida fez o DELTA (Diploma in Teaching English to Speakers of Other Languages). A sua carreira decolou mesmo em Portugal, onde morou com o marido e os filhos por 14 anos. Foi diretora de estudos e professora. Ela ensinou em empresas como a Masterfoods, Portugal Telecom e em bancos. Com essa experiência apaixonou-se pelo Business English (inglês para negócios) e por lá também fez treinamentos de alunos para os exames de Cambridge. Aqui no Brasil ela trabalhou para muitas escolas, também como diretora de estudos preparando materiais extras para os cursos de inglês, ensinando para todos os níveis da língua e preparando alunos e professores para os exames de proficiência pelo nosso Brasilzão. Tem 38 anos de experiência na bagagem e ainda tem muito mais para oferecer.


Com tanta experiência e ideias fervilhando na cabeça, a Andrea sonhava em ter um lugar onde as pessoas pudessem não apenas aprender a Língua Inglesa, mas conectar-se umas com as outras. Com essa sementinha plantada em seu enorme coração, a Speak One College brotou em 2015 na cidade de Joinville/SC e vem dando flores e frutos! Em sua vivência ela percebeu as dificuldades que os alunos tinham em diferentes culturas e pesquisou diferentes métodos e estratégias para que o processo de aprendizagem fosse mais prazeroso e efetivo. Assim foi criado o método Andrea Hodges Ferraz no qual aprende-se vivendo!


Na nossa English House, as salas de aulas são temáticas com o intuíto de oferecer um ambiente aconchegante e direcionado a cada uma das quatro habilidades. As salas nem parecem salas de aulas, mas o living room de uma casa. Aqui a gente entra, senta, toma um cuppa e come uns biscuits enquanto speak English o dia todo! A ideia é fazer com que os alunos sintam-se confortáveis como em casa e não em uma escola qualquer com mesas e livros didáticos. A intenção sempre foi criar um ambiente onde aprender se dá de forma natural através da vivência na Língua Inglesa em um ambiente descontraído e sem o uso de traduções ou da língua mãe dos alunos. Nesse ambiente é como se recortássemos um pedacinho do mundo e colocássemos aqui dentro onde todo mundo só fala inglês (por isso, no portuguese!).



Um dos maiores challenges foi treinar os teachers dentro da metodologia que ela criou. Por ser uma metodologia bem diferente que todo mundo estava acostumado fomos aprendendo na prática entre erros e acertos. Tem um jeito mais divertido para ensinar gramática e vocabulário, por exemplo. Usando sempre muita expressão corporal, recursos visuais e explorando ao máximo o uso de filmes, séries e diferentes leituras proporcionando a conversação com os alunos e gerando interesse. Ela diz que so far so good (ufa!) e eu apoio. Mesmo que no começo, eu como professora sem muita experiência na época, tenha tido meus dias de luta, com o tempo tudo encaixou como uma luva e ver o resultado dessa metodologia incrível criada pela Andrea tem trazido muitos dias de glória! Eu vejo os alunos realmente aprendendo e se desenvolvendo. E o mais importante, perdendo o medo de falar inglês. Aqui na Speak One para aprender, basta estar vivo.


E aquela sementinha plantada em 2015 agora está começando a gerar frutos. Com a pandemia, que pegou todos de surpresa, a Speak One se renovou e está com muita novidade para os próximos anos. Entrando numa nova fase, a escola oferece aulas online e ao vivo (Speak One Wired) e estamos criando uma plataforma de ensino a distância também para alcançar pessoas do mundo todo. Como tudo Pokemón evolui, nossas estratégias de ensino também terão algumas mudanças que farão as aulas ainda mais prazerozas para os alunos e os professores. Nosso espaço físico também terá um upgrade e Mama Bear parece ansiosa e feliz para anunciar todas as novidades em breve!


Dentre família, alunos, amigos e a Speak One, a Andrea também gosta de ler e escutar música quando tem um tempinho e tem como estilo de vida ajudar aos outros. Por ser cristã, sua missão é falar do amor de Jesus às pessoas e acho que é uma das coisas que faz a nossa casa ser tão especial. "Eu ajudo mulheres que sofrem ou sofreram abusos e também pessoas que sofrem de depressão. O que eu puder fazer para ajudar, eu quero ser aquela pessoa que está ali pelos outros". Por isso ela também criou um projeto muito emponderador para ajudar mulheres com a marca Elizabeth Crown que espalha positividade e força pelo mundo em suas estampas magníficas.


Essa é a Andrea Hodges Ferraz: uma força da natureza que chegou a esse mundo para fazer o bem e nos ensinar a importância do coletivo! Nesses últimos anos trabalhando ao lado dela e sendo também sua aprendiz, aprendi a ser não apenas uma melhor educadora, mas também um ser humano mais sensível empático e gentil. Obrigada, Andrea! E que venham muito mais projetos pela frente.


??????


--

Glossário:



--


Siga a Mama Bear nas redes sociais e também a Speak One para acompanhar todas as novidades.